DÚVIDAS2023-05-09T17:13:37-03:00

DÚVIDAS FREQUENTES

Encontre resposta para as principais dúvidas sobre o serviço prestado no hospital. Caso a sua dúvida não esteja lista aqui, entre em contato com nosso canal de atendimento 24h.

Credibilidade2023-05-09T10:39:14-03:00

O Hospital Estância Morro Grande (HEMG) atua na área da saúde mental há mais de 20 anos. Desde o princípio de suas atividades segue a filosofia humanista, se contrapondo com os serviços do seguimento na época.
Possui outras unidades espalhadas pelo Brasil, se tornando uma referência nacional para todas as regiões.
Atualmente o HEMG possui um Sistema de Gestão da Qualidade com o certificado NBR ISO 9001:15, garantindo a eficácia na gestão de processos, valorização da opinião dos clientes, redução de falhas, etc.

Hospitais Estância2023-05-09T10:48:14-03:00

O HEMG faz parte da maior rede particular de atendimento biopsicossocial na área da saúde mental do Brasil.
Especialistas em distúrbios e transtornos psiquiátricos, assim como, dependências e alcoolismo.
São 5 (cinco) unidades espalhadas pelo Brasil, sendo Hospital Estância Morro Grande (Matriz e Filial) no estado de São Paulo, Hospital Estância Resiliência no Distrito Federal, Hospital Estância Gradiva no estado de Santa Catarina, Hospital Estância Bela Vista no estado do Maranhão e Hospital Estância Maringá no estado do Paraná.

Matriz e Filial2023-05-09T11:31:09-03:00

O Hospital Estância Morro Grande está localizado na cidade de Ibiúna, interior de São Paulo, iniciou suas atividades atendendo uma demanda pequena de pacientes, mas com o passar dos anos o sucesso aumentou e surgiu a necessidade de aumentar sua capacidade, atualmente é dividida em duas unidades Matriz, localizada as margens da Rodovia Bunjiro Nakao e Filial, localizada no bairro Sorocabuçu, 7 Km da Matriz.

Internações Aceitas2023-05-09T12:00:27-03:00
  • Voluntária: ocorre quando o próprio paciente concorda em obter ajuda para o seu tratamento.
  • Involuntária: é decidida por médicos e familiares para pacientes que estão impossibilitados de tomar decisões devido os transtorno e distúrbios psiquiátricos. Para essa modalidade temos que emitir uma notificação ao Ministério Público no prazo de 72 horas.
  • Compulsória: é determinada pela Justiça, levando em consideração os riscos e perigos que a pessoa pode trazer para a sociedade.
Valor da Internação2023-05-09T12:03:53-03:00

O HEMG possui planos particulares e diversos convênios aos quais é credenciado. Para mais detalhes entre em contato com o canal de internações (15) 99755-9520 ou (15) 99755-3858 ou envie um e-mail para contato@estanciamorrograndefilial.com.br.

Tempo de Internação2023-05-09T12:33:05-03:00

Período mínimo 30 dias.
Período do tratamento estimado de 90 a 120 dias.

Atenção: levamos em consideração a individualidade de cada pessoa, suas necessidades e o comprometimento com o tratamento, por isso avaliamos e orientamos conforme sua evolução podendo ser prorrogada ou não.

Documentos Necessários2023-05-09T14:04:43-03:00

Encaminhamento do médico psiquiatra
RG e CPF do paciente e do responsável (mesmo sendo maior de idade)
Carteirinha do convênio/plano de saúde

Para auxílio e dúvidas entre em contato com o canal de internações (15) 99755-9520 ou (15) 99755-3858.

Check-In2023-05-09T13:44:39-03:00

A permanência da família no hospital é de extrema importância até o momento em que seja feito o rol de entrada do paciente. O tempo estimado é de 1h, podendo variar conforme a demanda. O primeiro contato do psicólogo com a família é feito em até 24h após a entrada no hospital.

Tipos de Alta2023-05-09T13:47:39-03:00

No HEMG trabalhamos com três modalidades de alta do paciente:

Alta Melhorada:

É fornecida com o quadro de evolução do paciente que apresentou melhora, conforme avaliação da equipe terapêutica (psiquiatras, psicólogos, etc).

Alta Pedida:

É dada mediante a solicitação do familiar responsável. Deve ser solicitada e intermediada com o psicólogo de referência, respeitando o prazo de 48h (em dias úteis), contadas a partir da confirmação do psicólogo responsável.

Alta Administrativa:

É imposta na falta de colaboração do paciente durante seu tratamento, abortando o tratamento do paciente por nossa instituição antes mesmo do fim ou sua melhora.

Saiba como solicitar a alta no item homônimo.

Solicitação de Alta2023-05-09T10:06:03-03:00

No HEMG trabalhamos com três modalidades de alta do paciente:

Alta Melhorada:

É fornecida com o quadro de evolução do paciente que apresentou melhora, conforme avaliação da equipe terapêutica (psiquiatras, psicólogos, etc).

Alta Pedida:

É dada mediante a solicitação do familiar responsável. Deve ser solicitada e intermediada com o psicólogo de referência, respeitando o prazo de 48h (em dias úteis), contadas a partir da confirmação do psicólogo responsável.

Alta Administrativa:

É imposta na falta de colaboração do paciente durante seu tratamento, abortando o tratamento do paciente por nossa instituição antes mesmo do fim ou sua melhora.

Ressocialização2023-05-09T13:49:15-03:00

No ambiente de convívio recriamos uma mini sociedade, tornando um ambiente compartilhado e comum para todos os pacientes, influenciando a socialização e convívio, além de afastar alusões a confinamentos.

Segregação2023-05-09T13:57:17-03:00

Não utilizamos nenhum método de separação de pacientes que interfira no convívio dia a dia ou que corrobore com os estigmas da sociedade. Atendemos todos os transtornos e distúrbios, incluindo dependências e alcoolismo. Mulheres e homens a partir dos 16 anos.

Remoção e Ambulância2023-05-09T15:24:59-03:00

Atualmente o Hospital não possui ambulâncias e o serviço de remoção quando necessário, deve ser terceirizado a critério e responsabilidade da família.
Para mais informações verifique o item motorista na seção “Serviços Durante a Internação”.

Pacientes com tratamento medicamentoso em curso2023-05-09T10:08:09-03:00

Toda e qualquer medicação que o paciente já faça uso será encaminhada ao médico responsável no acolhimento para avaliação e administração.

Assistencia Social e Benefícios INSS2023-05-09T09:40:45-03:00

Temos em nossa equipe uma assistente social para auxiliar a família e o paciente. O contato deve ser feito através dos canais identificados e disponibilizados no Manual de Orientação a Família.

Exames e Consultas Externas2023-05-09T10:10:04-03:00

Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.

Motorista2023-05-09T10:10:23-03:00

Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.

Psicólogos2023-05-09T10:10:58-03:00

Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.

Médicos Psiquiatras2023-05-09T10:11:22-03:00

Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.

Médicos Clínicos Gerais2023-05-09T10:11:42-03:00

Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.

Enfermeiros2023-05-09T10:12:25-03:00

Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.

Farmacêuticos2023-05-09T10:12:42-03:00

Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.

Professores2023-05-09T10:13:08-03:00

Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.

Nutricionista2023-05-09T10:09:20-03:00

Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.

Roupas e Lavanderia2023-05-09T09:33:48-03:00

Roupas e Lavanderia

Roupas devem ser identificadas com caneta para tecido, de preferência nas barras.

O serviço de lavanderia é contratado a parte por um valor mensal, independente do volume, sendo descontado todo dia 1º de cada mês.

Atenção: Roupa de cama e banho, são fornecidas pelo hospital e não precisam de contratação do serviço de lavanderia.

Cigarros2023-05-09T09:36:07-03:00

O Hospital possui área específica para pacientes fumantes. A compra de cigarros é feita pelo próprio paciente em dia específico para compras, determinado previamente pelo hospital e equipe terapêutica.

Despesas Pessoais2022-05-24T12:19:04-03:00

Não temos cantina, porém disponibilizamos um dia da semana para compras no supermercado. O paciente faz uma lista com os itens (guloseimas, produtos de higiene pessoal e cigarros) e apresenta a equipe terapêutica. A compra é realizada por equipe do hospital.

Compra efetuada pelo Hospital Estância Morro Grande para o paciente, será acrescido 15% (quinze por cento) sobre valor total.

Atenção: É responsabilidade dos familiares deixar saldo para compras extras, passeio terapêutico, salão, transporte e cigarros de acordo com a necessidade de cada paciente. Toda pendência deverá ser acertada antes da alta do paciente com o departamento financeiro.

Obs.: Lista de gastos extras podem ser consultadas com o psicólogo de referência.

Custos Adicionais2022-05-24T12:18:58-03:00

Serviços de transporte, lavanderia de itens pessoais, exames, medicamentos e demais despesas pessoais são cobradas separadamente.

Atenção: Estes serviços são contratados e informados com antecedência, para a programação do familiar responsável.

Ligações2022-05-24T12:11:58-03:00

Terça-feira entre as 9h e 18h.
Sábado entre as 9h30 e 18h.

A primeira ligação ocorre após 7 (sete) dias de internação com acompanhamento da psicóloga de referência. As demais são acompanhadas pelo monitor e permitidas apenas para familiares de primeiro grau. A duração da chamada é de até 7 minutos, sendo permitidas duas ligações.

Atenção: Em casos de urgência para contato do familiar com o paciente, deve se procurar o psicólogo responsável ou psicólogo em campo através dos números indicados no Manual de Orientação a Família.

Informações e Contato com Paciente2023-05-09T09:35:52-03:00

O contato telefônico com paciente só é permitido para familiares de primeiro grau.
Informações do paciente são passadas somente ao familiar responsável pela internação ou o médico de referência.
Em casos de dúvidas entre em contato através dos telefones da equipe terapêutica, indicados no Manual de Orientação a Família.

Contatos Importantes2023-05-09T09:37:05-03:00

Todos os contatos são disponibilizados no Manual de Orientação a Família. Para mais informações entre em contato com a recepção e ramais através do telefone (15) 3241-1790 ou WhatsApp (15) 99808-5955.

Visitas2022-05-24T12:07:44-03:00

As visitas ocorrem aos sábados ou domingos das 14h às 16h. Deve ser agendada junto ao psicólogo de referência até as quintas-feiras através dos contatos no Manual da Família. É obrigatório o uso de máscaras e será solicitado apresentação dos comprovantes de vacinação.

Saídas2022-05-24T12:12:06-03:00

Saídas para ressocialização estão suspensas devido protocolo covid-19.

Cigarros2023-05-09T09:36:07-03:00

O Hospital possui área específica para pacientes fumantes. A compra de cigarros é feita pelo próprio paciente em dia específico para compras, determinado previamente pelo hospital e equipe terapêutica.

Pacientes com tratamento medicamentoso em curso2023-05-09T10:08:09-03:00

Toda e qualquer medicação que o paciente já faça uso será encaminhada ao médico responsável no acolhimento para avaliação e administração.

Objetos de Valor2023-05-09T09:45:34-03:00

Quartos e armários não possuem trancas. Objetos de valor serão permitidos sob responsabilidade do próprio paciente, isentando a instituição de qualquer responsabilidade.

Celular2023-05-09T10:16:19-03:00

É permitido trazer um notebook para acesso a internet em horários programados. Não é permitido em nenhuma hipótese dispositivos eletrônicos como celular, tablets, entre outros que não os especificados.

Durante Internação2023-05-09T09:28:43-03:00
  1. Desodorantes (que não os especificados),
  2. Perfumes e colônias,
  3. Medicamentos (sem receita),
  4. Suplementos (de qualquer espécie).
  5. Doações, trocas, vendas, entre outras negociações do gênero entre pacientes.
  6. Dispositivos eletrônicos (celular, tablets, entre outros).
  7. Gatorade,
  8. Nescafé,
  9. Capuccino,
  10. Sucos Artificiais de Garrafas,
  11. Chás,
  12. Condimentos (pimenta, azeite, vinagre, entre outros),
  13. Leite,
  14. Frios,
  15. Embutidos,
  16. Qualquer produto/preparação manipulada ou não que não contenha informações originais de fabricação.

Atenção: Os itens são submetidos a rol na entrada do paciente na instituição e os itens não permitidos deverão ser recolhidos e levados de volta com o familiar responsável.

 

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