O que é transtorno bipolar?

Este texto é apenas para fins informativos. Consulte um médico de confiança periodicamente.

Quando pensamos em transtorno bipolar, logo nos vem à mente uma pessoa com episódios frequentes de mudanças de humor e pensamentos acelerados e megalomaníacos típicos da fase de mania.

Em um momento o indivíduo está eufórico, com bom humor, toma decisões arriscadas, fala sobre diversos assuntos simultaneamente e tem mil projetos, é a fase da mania, mas depois de 15 a 20 dias, por exemplo, ele entra em um estado depressivo, fica irritadiço, evita qualquer convívio social e entra em depressão.

O que causa a bipolaridade?

Não existe uma única causa do transtorno afetivo bipolar, tem estudos que acreditam que o problema pode estar associado a alterações em certas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores, como noradrenalina e serotonina.

O transtorno bipolar, é um distúrbio também conhecido como doença maníaco-depressiva. Ela é caracterizada por uma fase de mania caraterizada por um estado de intensa euforia, havendo aumento de energia, agitação, inquietação, exaltação de humor sem relação com a realidade, menor necessidade de sono, podendo até causar agressividade, delírios e alucinações e depois entra na fase de depressão em que a pessoa apresenta caraterísticas de infelicidade, irritabilidade ou pessimismo. A depressão é um sintoma muito frequente no transtorno bipolar e exige tratamento rápido por conta do risco de suicídio.

Quanto tempo dura a fase de mania no transtorno bipolar?

Após instalada, a duração dessas fases pode variar de caso a caso, sendo que um episódio maníaco não tratado pode durar de algumas semanas a cerca de 3 a 4 meses”, esses episódios aparecem subitamente e evoluem rapidamente.

O transtorno bipolar é crónico e exige tratamento continuo e preventivo, porque pode causar prejuízos em vários momentos da vida cotidiana por causa do aumento da irritabilidade, da impaciência, ou agressividade.

Como é o tratamento do transtorno bipolar na Estancia Morro Grande

A importância de um diagnóstico precoce de bipolaridade se torna ainda mais fundamental por conta do risco de suicídio, principalmente na fase depressiva.

E o tratamento da bipolaridade depende de cada caso e os medicamentos indicados para depressão bipolar são diferentes dos usados para diagnóstico de depressão

E por isso quando o paciente ingressa na Estancia Morro Grande é feita uma anamnese completa inclusive com os familiares para coletar a maior quantidade de dados comportamentais do paciente para começar com uma medicação correspondente ao caso e poder trabalhar as questões psicológicas e sociais.

No convívio com outras pessoas e com a medicação controlada e a observância da conduta no seu cotidiano os profissionais da Estancia Morro Grande conseguem avaliar com mais certeza o quadro de bipolaridade e o tratamento correspondente.

SOBRE A ESTÂNCIA MORRO GRANDE

O Hospital Estância Morro Grande é especializado em distúrbios e transtornos psiquiátricos. Você pode buscar o auxilio de nossa internação mediante o encaminhamento do seu médico psiquiatra.

Nosso tratamento permite uma avaliação médica completa e profunda. Todos os procedimento são realizados com a prescrição e o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, com pessoas altamente capacitadas e preparadas para todos os tipos de intercorrência o que nos da uma oportunidade de escolha para as melhores técnicas a serem utilizadas de acordo as necessidades específicas de cada um.

Além do acompanhamento dessas necessidades nossa internação permite também o controle de outras medidas como o uso de medicamentos, acompanhamento médico psiquiátrico e psicológico.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais informações sobre nosso Hospital ou sobre o tratamento? Entre em contato com nossos especialistas de internação: