Álcool Como Estimulador da Socialização e Prevenção do Alcoolismo

Este texto é apenas para fins informativos. Consulte um médico de confiança para receber um diagnóstico correto e orientações adequadas.

O álcool sempre foi ligado a “diversão”, uma situação apelativa explorada nas propagandas de bebidas com mulheres bonitas, pessoas rindo e alegres, o que torna o estímulo ao seu consumo cada vez maior.

Toda atividade prazerosa do cotidiano como comer, praticar esportes, atividades sexuais, gera a liberação da dopamina, um neurotransmissor que atua de diferentes formas no sistema nervoso, relacionado com o humor e o prazer. O álcool não é diferente, ele estimula a liberação da dopamina conforme a intensidade da substancia ingerida, o que também  ajuda pessoas tímidas a socializarem melhor em eventos, festas e baladas.

O problema aparece quando a bebida começa a se tornar uma “dependência da diversão” e a pessoa sente que não dá para se divertir ou passar um bom momento sem a presença do álcool. Essa sensação de prazer gerada pelo uso do álcool é passageira e para mantê-la a pessoa tem que fazer o uso regular, o que com o tempo torna o prazer menos intenso, levando a pessoa a aumentar a quantidade e periodicidade necessária para obter o mesmo estado de satisfação desencadeando uma dependência.

Os dependentes apresentam “tônus dopaminérgico”, uma menor quantidade da dopamina esperada para o adequado funcionamento cerebral, apresentando receptores “menos eficientes”, que não geram respostas normais ao se ligarem com a dopamina, mas ao fazer o uso do álcool esse “tônus dopaminérgico” melhora com a liberação do neurotransmissor e o cérebro passa a funcionar com níveis normais, proporcionando um estado de bem-estar.

Saiba como prevenir a dependência:

Entender os motivos que colaboram para o consumo de bebidas alcoólicas é fundamental para evitar o vício. A influência de terceiros e os elementos relacionados à estrutura de vida enquanto criança são os principais fatores que levam ao uso da substância. O papel dos pais é determinante para o desenvolvimento da criança e, consequentemente, na sua ligação com o consumo de álcool;

➡Saiba seus limites e aprenda a dizer não quando lhe oferecem bebidas;

Em contrapartida, a falta de suporte ou uma relação parental com atritos e atitudes permissivas sobre o uso do álcool pode levar a iniciação do consumo da substância e até mesmo ao vício.

Consulte um profissional periodicamente e procure ajuda terapêutica para para encontrar alternativas de lidar com as situações causadoras de ansiedade que sustentam o vício.

A Estância Morro Grande utiliza o tratamento biopsicossocial, com terapias, musico terapia, dança, esporte, arte terapia, passeios na natureza ou espaços culturais, consegue auxiliar o paciente a fazer novas leituras de suas relações e compreender emoções das pessoas que o cercam e com as atividades recreativas e culturais encontrar novas fontes de prazer e socialização.

SOBRE A ESTÂNCIA MORRO GRANDE

O Hospital Estância Morro Grande é especializado em distúrbios e transtornos psiquiátricos. Você pode buscar o auxilio de nossa internação mediante o encaminhamento do seu médico psiquiatra.

Nosso tratamento permite uma avaliação médica completa e profunda. Todos os procedimento são realizados com a prescrição e o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, com pessoas altamente capacitadas e preparadas para todos os tipos de intercorrência o que nos da uma oportunidade de escolha para as melhores técnicas a serem utilizadas de acordo as necessidades específicas de cada um.

Além do acompanhamento dessas necessidades nossa internação permite também o controle de outras medidas como o uso de medicamentos, acompanhamento médico psiquiátrico e psicológico.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais informações sobre nosso Hospital ou sobre o tratamento? Entre em contato com nossos especialistas de internação: