DÚVIDAS FREQUENTES
Encontre resposta para as principais dúvidas sobre o serviço prestado no hospital. Caso a sua dúvida não esteja lista aqui, entre em contato com nosso canal de atendimento 24h.
O Hospital Estância Morro Grande (HEMG) atua na área da saúde mental há mais de 20 anos. Desde o princípio de suas atividades segue a filosofia humanista, se contrapondo com os serviços do seguimento na época.
Possui outras unidades espalhadas pelo Brasil, se tornando uma referência nacional para todas as regiões.
Atualmente o HEMG possui um Sistema de Gestão da Qualidade com o certificado NBR ISO 9001:15, garantindo a eficácia na gestão de processos, valorização da opinião dos clientes, redução de falhas, etc.
O HEMG faz parte da maior rede particular de atendimento biopsicossocial na área da saúde mental do Brasil.
Especialistas em distúrbios e transtornos psiquiátricos, assim como, dependências e alcoolismo.
São 5 (cinco) unidades espalhadas pelo Brasil, sendo Hospital Estância Morro Grande (Matriz e Filial) no estado de São Paulo, Hospital Estância Resiliência no Distrito Federal, Hospital Estância Gradiva no estado de Santa Catarina, Hospital Estância Bela Vista no estado do Maranhão e Hospital Estância Maringá no estado do Paraná.
O Hospital Estância Morro Grande está localizado na cidade de Ibiúna, interior de São Paulo, iniciou suas atividades atendendo uma demanda pequena de pacientes, mas com o passar dos anos o sucesso aumentou e surgiu a necessidade de aumentar sua capacidade, atualmente é dividida em duas unidades Matriz, localizada as margens da Rodovia Bunjiro Nakao e Filial, localizada no bairro Sorocabuçu, 7 Km da Matriz.
- Voluntária: ocorre quando o próprio paciente concorda em obter ajuda para o seu tratamento.
- Involuntária: é decidida por médicos e familiares para pacientes que estão impossibilitados de tomar decisões devido os transtorno e distúrbios psiquiátricos. Para essa modalidade temos que emitir uma notificação ao Ministério Público no prazo de 72 horas.
- Compulsória: é determinada pela Justiça, levando em consideração os riscos e perigos que a pessoa pode trazer para a sociedade.
O HEMG possui planos particulares e diversos convênios aos quais é credenciado. Para mais detalhes entre em contato com o canal de internações (15) 99755-9520 ou (15) 99755-3858 ou envie um e-mail para contato@estanciamorrograndefilial.com.br.
Período mínimo 30 dias.
Período do tratamento estimado de 90 a 120 dias.
Atenção: levamos em consideração a individualidade de cada pessoa, suas necessidades e o comprometimento com o tratamento, por isso avaliamos e orientamos conforme sua evolução podendo ser prorrogada ou não.
Encaminhamento do médico psiquiatra
RG e CPF do paciente e do responsável (mesmo sendo maior de idade)
Carteirinha do convênio/plano de saúde
Para auxílio e dúvidas entre em contato com o canal de internações (15) 99755-9520 ou (15) 99755-3858.
A permanência da família no hospital é de extrema importância até o momento em que seja feito o rol de entrada do paciente. O tempo estimado é de 1h, podendo variar conforme a demanda. O primeiro contato do psicólogo com a família é feito em até 24h após a entrada no hospital.
No HEMG trabalhamos com três modalidades de alta do paciente:
Alta Melhorada:
É fornecida com o quadro de evolução do paciente que apresentou melhora, conforme avaliação da equipe terapêutica (psiquiatras, psicólogos, etc).
Alta Pedida:
É dada mediante a solicitação do familiar responsável. Deve ser solicitada e intermediada com o psicólogo de referência, respeitando o prazo de 48h (em dias úteis), contadas a partir da confirmação do psicólogo responsável.
Alta Administrativa:
É imposta na falta de colaboração do paciente durante seu tratamento, abortando o tratamento do paciente por nossa instituição antes mesmo do fim ou sua melhora.
Saiba como solicitar a alta no item homônimo.
No HEMG trabalhamos com três modalidades de alta do paciente:
Alta Melhorada:
É fornecida com o quadro de evolução do paciente que apresentou melhora, conforme avaliação da equipe terapêutica (psiquiatras, psicólogos, etc).
Alta Pedida:
É dada mediante a solicitação do familiar responsável. Deve ser solicitada e intermediada com o psicólogo de referência, respeitando o prazo de 48h (em dias úteis), contadas a partir da confirmação do psicólogo responsável.
Alta Administrativa:
É imposta na falta de colaboração do paciente durante seu tratamento, abortando o tratamento do paciente por nossa instituição antes mesmo do fim ou sua melhora.
No ambiente de convívio recriamos uma mini sociedade, tornando um ambiente compartilhado e comum para todos os pacientes, influenciando a socialização e convívio, além de afastar alusões a confinamentos.
Não utilizamos nenhum método de separação de pacientes que interfira no convívio dia a dia ou que corrobore com os estigmas da sociedade. Atendemos todos os transtornos e distúrbios, incluindo dependências e alcoolismo. Mulheres e homens a partir dos 16 anos.
Atualmente o Hospital não possui ambulâncias e o serviço de remoção quando necessário, deve ser terceirizado a critério e responsabilidade da família.
Para mais informações verifique o item motorista na seção “Serviços Durante a Internação”.
Toda e qualquer medicação que o paciente já faça uso será encaminhada ao médico responsável no acolhimento para avaliação e administração.
Temos em nossa equipe uma assistente social para auxiliar a família e o paciente. O contato deve ser feito através dos canais identificados e disponibilizados no Manual de Orientação a Família.
Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.
Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.
Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.
Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.
Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.
Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.
Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.
Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.
Nossa equipe conta com uma profissional nutricionista e dietas especiais devem ser informadas antecipadamente sob prescrição.
Roupas e Lavanderia
Roupas devem ser identificadas com caneta para tecido, de preferência nas barras.
O serviço de lavanderia é contratado a parte por um valor mensal, independente do volume, sendo descontado todo dia 1º de cada mês.
Atenção: Roupa de cama e banho, são fornecidas pelo hospital e não precisam de contratação do serviço de lavanderia.
O Hospital possui área específica para pacientes fumantes. A compra de cigarros é feita pelo próprio paciente em dia específico para compras, determinado previamente pelo hospital e equipe terapêutica.
Não temos cantina, porém disponibilizamos um dia da semana para compras no supermercado. O paciente faz uma lista com os itens (guloseimas, produtos de higiene pessoal e cigarros) e apresenta a equipe terapêutica. A compra é realizada por equipe do hospital.
Compra efetuada pelo Hospital Estância Morro Grande para o paciente, será acrescido 15% (quinze por cento) sobre valor total.
Atenção: É responsabilidade dos familiares deixar saldo para compras extras, passeio terapêutico, salão, transporte e cigarros de acordo com a necessidade de cada paciente. Toda pendência deverá ser acertada antes da alta do paciente com o departamento financeiro.
Obs.: Lista de gastos extras podem ser consultadas com o psicólogo de referência.
Serviços de transporte, lavanderia de itens pessoais, exames, medicamentos e demais despesas pessoais são cobradas separadamente.
Atenção: Estes serviços são contratados e informados com antecedência, para a programação do familiar responsável.
Terça-feira entre as 9h e 18h.
Sábado entre as 9h30 e 18h.
A primeira ligação ocorre após 7 (sete) dias de internação com acompanhamento da psicóloga de referência. As demais são acompanhadas pelo monitor e permitidas apenas para familiares de primeiro grau. A duração da chamada é de até 7 minutos, sendo permitidas duas ligações.
Atenção: Em casos de urgência para contato do familiar com o paciente, deve se procurar o psicólogo responsável ou psicólogo em campo através dos números indicados no Manual de Orientação a Família.
O contato telefônico com paciente só é permitido para familiares de primeiro grau.
Informações do paciente são passadas somente ao familiar responsável pela internação ou o médico de referência.
Em casos de dúvidas entre em contato através dos telefones da equipe terapêutica, indicados no Manual de Orientação a Família.
Todos os contatos são disponibilizados no Manual de Orientação a Família. Para mais informações entre em contato com a recepção e ramais através do telefone (15) 3241-1790 ou WhatsApp (15) 99808-5955.
As visitas ocorrem aos sábados ou domingos das 14h às 16h. Deve ser agendada junto ao psicólogo de referência até as quintas-feiras através dos contatos no Manual da Família. É obrigatório o uso de máscaras e será solicitado apresentação dos comprovantes de vacinação.
Saídas para ressocialização estão suspensas devido protocolo covid-19.
O Hospital possui área específica para pacientes fumantes. A compra de cigarros é feita pelo próprio paciente em dia específico para compras, determinado previamente pelo hospital e equipe terapêutica.
Toda e qualquer medicação que o paciente já faça uso será encaminhada ao médico responsável no acolhimento para avaliação e administração.
Quartos e armários não possuem trancas. Objetos de valor serão permitidos sob responsabilidade do próprio paciente, isentando a instituição de qualquer responsabilidade.
É permitido trazer um notebook para acesso a internet em horários programados. Não é permitido em nenhuma hipótese dispositivos eletrônicos como celular, tablets, entre outros que não os especificados.
- Desodorantes (que não os especificados),
- Perfumes e colônias,
- Medicamentos (sem receita),
- Suplementos (de qualquer espécie).
- Doações, trocas, vendas, entre outras negociações do gênero entre pacientes.
- Dispositivos eletrônicos (celular, tablets, entre outros).
- Gatorade,
- Nescafé,
- Capuccino,
- Sucos Artificiais de Garrafas,
- Chás,
- Condimentos (pimenta, azeite, vinagre, entre outros),
- Leite,
- Frios,
- Embutidos,
- Qualquer produto/preparação manipulada ou não que não contenha informações originais de fabricação.
Atenção: Os itens são submetidos a rol na entrada do paciente na instituição e os itens não permitidos deverão ser recolhidos e levados de volta com o familiar responsável.